Prototipagem
Prototipagem
O que é prototipagem
Antigamente a construção de moldes era feita por modelagem direta, mas agora estes são feitos com o auxílio de modernas ferramentas digitais, agilizando e aumentando a qualidade dos moldes, ou protótipos.
O processo consiste em construir uma estrutura a partir de dados tridimensionais, criando um objeto físico com base em um modelo desenvolvido em computador, a partir de técnicas de impressão 3d, numa estrutura camada por camada, sem limites de design ou dimensionais, obtendo-se grande riqueza de detalhes e uma alta precisão, pois são desenvolvidos por meio de conversão de arquivos de imagem obtidos por um scanner 3D ou tomógrafos.
O endodontista analisa em detalhes a anatomia do paciente e os problemas que apresenta, e então, poderá planejar com mais cautela uma cirurgia, tendo a possibilidade de imprimir um modelo fiel da anatomia do paciente, podendo estudar a melhor forma de aplicar as técnicas cirúrgicas para minimizar as chances de complicações, erros e favorecendo uma melhor recuperação.
Procedimentos realizados com essa técnica
Basicamente ela é utilizada para confecção de próteses e modelos anatômicos em procedimentos como:
- cirurgia e confecção de implantes dentários;
- lentes de contato dental;
- facetas de porcelana;
- cirurgias bucomaxilofaciais;
- tratamentos endodônticos;
- Tratamentos ortodônticos
Quais as principais vantagens no uso da Prototipagem
- Redução do tempo do procedimento
- Aumento da previsibilidade das cirurgias
- Segurança para o paciente e profissional
- Resultados funcionais e estéticos superiores
- Aumento da satisfação do paciente
A utilização da prototipagem em odontologia possibilitou modernizar os tratamentos e procedimentos; com isso, o profissional consegue alcançar uma produtividade maior ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade do seu atendimento. Assim, ele coloca sua clínica em posição de destaque com um diferencial que chama a atenção do público.