Escolha uma Página

Localização de Canais Atresiados e Calcificados

25/jun/2020Tratamentos Diversos

A Localização de Canais Atresiados e Calcificados se torna necessária quando o tratamento de canal é dificultado pelo fato da diminuição do espaço que existe no interior do dente, que é normalmente ocupado pelo tecido pulpar (polpa) e é formado por vasos sanguíneos e células formadoras de dentina.

Quando o dente é jovem, o canal é largo. Com o decorrer do tempo ele vai diminuindo pela formação continua de dentina. Essa formação sofre influência do meio externo, com traumas, caries, restaurações, mastigação etc.Com isso, pode acontecer desse espaço ficar muito estreito (“atresiado”) e até desaparecer por completo, ou seja, ficar completamente calcificado. Quando isso acontece, é necessário o trabalho do Endodontista na Localização de Canais Atresiados e Calcificados, facilitando o tratamento destes canais para descontaminar e preencher esse espaço com um material apropriado.

Hoje existem técnicas e equipamentos que podem ajudar o profissional conseguir o melhor resultado nessas situações.  E dentre eles usa-se o microscópio para que possa distinguir com clareza os canais calcificados e atresiados.

Veja  aqui nosso post anterior que fala sobre a remoção de lima fraturada e o auxílio que o uso da Endodontia com Microscópio tras para solucionar este tipo de problema.