Escolha uma Página

O que é endodontia?

26/jun/2020Tratamentos Diversos

O que é Endodontia?

Você já ouviu falar nisso? E em tratamento de canal?

O que é Endodontia

Há muitas informações que é preciso saber sobre o que é endodontia, essa especialidade da Odontologia, para que você nunca mais pense em fugir do seu dentista na hora que mais precisa.

Endodontia é a especialidade odontológica que cuida da parte interna (“Endo”) do dente (“dontia”). Ou, como já mencionamos, é o popularmente conhecido tratamento de canal.

O endodonto é representado pela: polpa, dentina, cavidade pulpar. A dentina e a polpa têm origem no folículo dental, enquanto o cemento e o espaço periodontal se diferenciam a partir do saco embrionário (dental), em torno dos quais desenvolvem a parede e o osso alveolar.

Assim sendo, dentina e polpa são considerados como aspectos diferentes de um mesmo tecido que mantêm entre si íntima relação histológica, fisiológica, histopatológica e fisiopatológica caracterizando o chamado complexo polpa dentina.

O tratamento endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estrutura dura em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção. Por isso, o tratamento de Canal é apenas uma parte deste, em que baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes selando-os em seguida.

O tratamento de canal é indicado para quem possui uma cárie profunda ou quando há alguma lesão ou inflamação no dente. Além da dor e da sensação incômoda, com o tratamento você evita situações piores. Essas situações podem envolver um abscesso, que é o acúmulo de pus na cavidade da gengiva e que pode ocasionar mais dor e lesões ainda mais profunda. Ou até mesmo a perda total do dente. Febre e inchaço também são algumas das reações para quem não realiza o tratamento.
#endodontia #odontologia #informacaoodontologica #followme #endo #canal #canalcommicroscopio #dentista #barreiro #contagem

 Você poderá ver mais artigos sobre endodontia em nossa conta do Instagram clicando aqui