Escolha uma Página

Remoção de Pinos Intrarradiculares em Dentes Tratados de Canal

25/jun/2020Remoção de Pinos, Tratamentos Diversos

O retratamento de canal sempre foi uma realidade para o endodontista, em decorrência de tratamentos anteriores deficientes e por não corresponderem às exigências biológicas do organismo.

Vários são os casos em que dentes tratados endodônticamente necessitam de restauração com pinos intra-radiculares. E por necessidade de retratamento é necessário a sua remoção.

Os pinos intra-radiculares podem ser metálicos ou de fibra de vidro, fibra carbono (hoje menos utilizado), porcelana, zircônia, e outros. Os mais utilizados são os metálicos e os de fibra de vidro. Existem vários recursos utilizados para a remoção dos retentores intra-radiculares: ultrassom, brocas e saca pinos.

Os meios mais seguros são através de Remoção Pino Intraradicularsistema  ultrassônico, por não exigirem força mecânica contra as paredes da raiz do dente, evitando o efeito de alavanca, e por conseguinte evitando fraturas. Para tornar ainda mais eficaz, utilizamos o microscópio, que garante uma melhor visualização.
O sistema de ultrassom transforma a energia elétrica em energia mecânica. Quando age em sentidos opostos é criada uma zona de justaposição onde a soma das ondas mecânicas potencializa a ação ultrassônica quebrando o cimento com mais facilidade. Portanto deslocando o pino da sua posição original.

Uma das pontas de ultrassom que eu tenho maior confiança para utilizar nas remoções intra-canal são da marca Helse.